domingo, 29 de maio de 2011

Um dia você vai se arrepender

Não deixe nada pra depois
Não deixe o tempo passar
Não deixe nada pra semana que vem
Porque semana que vem pode nem chegar
Pra depois o tempo passar

Esse pode ser o último dia de nossas vidas
Última chance de fazer tudo ter valido a pena
Diga sempre tudo o que precisa dizer
Arrisque mais pra não se arrepender
Nós não temos todo o tempo do mundo
E esse mundo já faz muito tempo
O futuro é o presente, e o presente já passou

                                                                    (trecho da música 'Semana Que Vem' - Pitty)

A Verdade Dói

Sinceridade é uma arte que poucos dominam, pois falar a verdade nem sempre é fácil. Mas quem foi que disse que o fácil é o melhor caminho? Pode até ser que esse assunto seja um pouco batido, já que ditados populares a respeito disso não faltam. Mas não considero demais falar para aqueles que ainda não fixaram o assunto, e insistem em optar pelas facilidades da mentira. Aliás, convenhamos, assim como falar a verdade, mentir também requer muito jogo de cintura: muitas pessoas se perdem entre suas próprias mentiras.
Costumo dizer que se for pra caluniar, melhor se calar. Não há motivo no mundo que justifique a irresponsabilidade de algumas pessoas que enganam as outras. Trazendo para os relacionamentos amorosos, chamo para uma reflexão: se você está com alguém, é porque gosta de alguma forma dessa pessoa. Se gosta, por que engana? Não há motivos, não há justificativas, não há lógica.
Sabe o que é mais curioso nessa história toda? Muitas pessoas sentem-se injustiçadas por serem enganadas, mas não conseguem ouvir nem mesmo meias verdades. O fato é que a verdade às vezes dói, e dói muito. Mas, acreditem, melhor ser surpreendida por uma realidade dura, do que viver eternamente enganada por uma doce mentira! Por exemplo: não é melhor saber que aquele gatinho por quem você se interessou, não se interessa por você na mesma intensidade, antes que você mergulhe de cabeça? E não é melhor que ele mesmo te diga isso, do que você ficar sabendo por formas dolorosas? E, ainda, não é mais agradável que ele te diga isso dignamente, ao invés de simplesmente desaparecer no mundo? Tudo na vida há um lado positivo… então, aprenda a enxergar o lado bom de cada verdade dura que tiver conhecimento.
Quando somos tomadas por uma informação sincera, podemos escolher até onde iremos com uma situação. Ter o domínio da verdade nos proporciona fazer escolhas bem estruturadas.
Vejam, minhas caras, não estou falando de verdades ditas de forma irresponsável. Há formas e formas de se falar uma verdade. É preciso tato para entender qual a melhor forma de dizer certas coisas. Tem gente que diz que prefere ser sincero e direto, a fingir situações. Concordo… mas ser sincero e direto não é o mesmo que ser arrogante e grosseiro. Por isso, sejamos mais responsáveis com os sentimentos alheios. Verdade, sim… arrogância não! Escolher bem as palavras para dizer algo verdadeiro é uma forma de dizer: “eu respeito você e é por isso que estou te dizendo isso, mesmo que isso te doa”.
À medida que aprendemos a escolher as melhores palavras, e a melhor hora para explanar uma verdade dolorosa, creditamos respeito a alguém que talvez nos queira bem. E, por mais que aquela verdade possa doer, a relação, seja ela profissional, pessoal, amorosa ou amigável, será preservada. E isso é o que mais importa.