quarta-feira, 6 de junho de 2012

ANIME-SE


Às vezes estamos infelizes ou mais cinzentos e não conseguimos explicar o porquê dessa tristeza repentina. Muitas das vezes além de repentina ela é, também , gradual, ou seja, quanto mais tempo passamos nesse estado, mais ele cresce e se eleva, tomando padrões muito mais elevados do que no início.
Há situações que acontece já ao acordar meio soturno e passar o dia todo cabisbaixo, cada vez mais triste e sem ânimo, parecendo que durante o dia tudo nos corre mal? Há uma gradação de tristeza tal que quando se chega a casa depois a de um dia como estes, a cabeça e o espírito estão estourados e totalmente perdidos.
Anime-se!
Nestes dias deve fazer o imprescindível para não prolongar este estado por mais tempo do que o absolutamente necessário. Racionalize! Não se deixe entregar a uma tristeza aparente e sem razão! E mesmo que exista uma razão para essa tristeza não a deve deixar vencer. Deve sim colocar as emoções no devido espaço. Pode estar chateado/a ou aborrecido/a por inúmeras razões, mas será que são o suficiente para lhe estragar o dia, proporcionar horas de amargura desnecessária, atingindo as pessoas que mais gosta e que estão contigo?
Chega! Saia desse caminho! Pense que a sua felicidade não está nos outros, reside unicamente em ti e naquilo que oferece a si mesmo/a. Os outros não são a causa da sua infelicidade!
O que pode fazer para contornar essa amargura que sente?
Ria! Mas ria muito. Ria de tudo o que achar piada, de tudo que lhe desperte um sorriso, um riso, uma gargalhada sonora! Ria! Aproveite para ver filmes com humor, ler livros de piadas, ver vídeos engraçados! Nem precisa sair de casa para rir. Pesquise anedotas na internet, veja vídeos comicos no youtube! Se já tem um humorista favorito, procure trabalhos dele! Se não tem, é hora de arranjar um! Ria-se muito! Sozinho, acompanhado, com família, com amigos! Rir enche qualquer espírito de vigor e confiança.
Aproveite também e tire um tempinho para relaxar e Respirar. Respire fundo, devagar, de forma plena e consciente. Faça com que o ar circule dentro do seu corpo e se renove. Encha os pulmões de ar enquanto fecha os olhos e pensa em algo que goste expirando suavemente. Não precisa ser nenhum mestre de Yoga para conseguir usufruir da respiração e entrar em sintonia com o corpo.
Aproveite a natureza! Saia para dar um passeio ao ar livre e admirar uma paisagem fresca e harmoniosa. A natureza é um otimizador de sentidos imediato e a sensação de união pode ser facilmente conseguida com um belo passeio pelo ar fresco. Vá a pé, de bicicleta, sozinho/a ou com um amigo. Se optar por levar música, mp3 ou celular, tente desligá-la por alguns minutos enquanto aprecia os silêncios e os sons da natureza para que estes lhe reformem o espírito e o/a façam sentir mais leve.
Agradeça a alguém que fez algo por ti. Nem que tenha sido há muito tempo. Escreva uma carta, um email, uma mensagem, ligue….. Diga a essa pessoa a importância que tem/teve para ti em determinada asituação. Diga obrigado à família, aos amigos, à pessoa que ama…. Nada traz mais felicidade que fazer com que alguém se sinta bem. Agradeça um favor que lhe tenham feito. A recompensa que sentirá depois disso irá fazer com que repita o processo vezes e vezes. Só estamos verdadeiramente felizes quando conseguimos elogiar os outros e dizer com facilidade: Muito Obrigado!
Ajude alguém. A partilha e a entreajuda é das sensações mais revigorantes e perfeitas que se podem sentir. Depois de ajudar alguém, nem que seja algo de menor relevância para si, mas que facilite a vida de outra pessoa de algum modo, vai ajudá-lo/a a sentir-se muito bem consigo mesmo/a, a querer repetir a experiência sempre que possível e a ser, você também, alvo de ajuda sempre que necessitar.
Comece uma atividade nova! Porque não começar a construir algo novo? Um esporte, um hobbie, uma coleção de algo que goste…. Pesquise sobre coisas novas que gostaria de aprender e fazer! Não existe nada mais rejuvenescedor e ambicioso que iniciar um novo projeto de aprendizagem. Manter a mente ativa é um instrumento crucial para evitar depressões, tristezas e desânimos… Porque não escolhe uma arte marcial? Dizem que de entre as centenas que existem, há uma ideal para cada um….
Peça desculpa! Peça desculpa a alguém por algo que tenha feito de ruim ou impróprio, levantando, talvez, a moral de uma amizade extremecida. Peça desculpa nem que seja por causa de alguma situação que já tenha ocorrido à muito tempo. A pessoa irá ouvir, ponderar, aceitar ou não, mas o seu pedido de desculpa sera um passo muito importante na descoberta de ti mesmo/a. Mesmo que o seu amigo não aceite as suas desculpas, o fato de ter pedido, demonstra já que procura o caminho da sua felicidade, da felicidade dos outros e que, sendo alguém que mostre arrependimento – sentido – sera alguém em quem confiar. Faço-o sempre que for necessário.
Procure um/a amigo/a antigo! Tente descobrir o seu contato, o seu email… Hoje em dia, com todas as redes sociais que existem já é muito mais fácil encontrar um colega, uma amiga da faculdade, um companheiro de escola primária. Assim que tiver o contato, escreva!!!! Se se lembra dessa pessoa e passaram bons tempos juntos, perdendo o contato por várias eventualidades da vida, ela também irá lembrar-se de ti de igual modo!!!! Reate a amizade, passe horas contando detalhes da sua vida e ouvindo os detalhes da vida da outra pessoa. Lembrem-se de situações antigas, falem dos rumos de vida de cada um… Quem é que não gosta de ouvir noticias de um grande amigo com quem se perdeu o contato?