sábado, 13 de agosto de 2011

Momento de reflexão: perseverança


Você já parou para pensar por que certas pessoas têm facilidade para alcançar seus objetivos? Será que realmente é fácil para elas ou costumam usar algum método para conseguir o que desejam?
Pode-se pensar que Einstein, por ter sido um gênio, teve grande facilidade para chegar às suas descobertas científicas.Entretanto, sua genialidade de nada adiantaria se ele não tivesse dedicado horas a fio ao estudo das questões que deram origem à teoria da relatividade.
O fracasso pode ser atribuído, em grande parte, à falta de disciplina. Para que os desejos se tornem realidade é necessário desenvolver e executar estratégias de forma disciplinada. Um fato animador é que disciplina se aprende e pode ser utilizada habitualmente na vida. Para isso é necessário seguir algumas regras:
Assuma seus problemas: atribuir as causas dos seus fracassos a outras pessoas em nada contribuirá para a solução dos seus problemas. A solução só virá de você mesmo. Se você não está satisfeito, é preciso fazer todo o possível para superar as dificuldades e vencê-las. As escolhas que você faz na vida são de sua inteira responsabilidade.

Comece devagar: as transformações são lentas e ninguém se modifica de um dia para o outro. Estabeleça metas modestas e quando estiver bem preparado exija mais de si.

Diga não às exceções: se cedermos a todo momento, as exceções acabam tornando-se regra e as metas não serão atingidas. É necessário manter coerência entre o que é proposto e o que é efetivamente realizado. Caso contrário, será muito difícil manter ações disciplinadas e bem sucedidas.

Habitue-se à disciplina: para isso, é necessário reconhecer a importância que ela exerce para alcançar as metas estabelecidas. Vivendo o presente com método, o futuro que desejamos poderá ser alcançado mais facilmente.

Para muitas pessoas pode parecer que disciplina signifique carregar um pesado fardo todos os dias. Isso é um equívoco, já que para alcançar o que desejamos precisamos ser disciplinados, senão correremos o risco de seguir caminhos longos e penosos, com maior probabilidade de frustração.

MINUTOS DE SABEDORIA 27

27 NÃO condene os que estão em posição de destaque na política ou na administração pública.
Não diga que no lugar deles faria melhor.
Enquanto não pomos em ação real nossas forças, não temos certeza do que são capazes.
Talvez você fizesse pior, se es tivesse na posição deles.
Procure desculpar, porque não conhecemos as circunstâncias em que se encontram aqueles que têm sobre seus ombros o grande peso da responsabilidade pública.