quarta-feira, 23 de maio de 2012

NÃO COMPLIQUE

Vivemos num mundo em constante mutação e onde a informação é muita, mega rápida e que nos inunda a toda a hora. A informação é tamanha e de tal ressonância – televisão, internet, jornais, revistas, outdoors, rádio, publicidade a toda a hora – que estes dados transforma-se em lixo, em ruído. Recorda-se de de repetir, vezes sem conta uma palavra quando criança, na brincadeira, e de tanto a repetir esta perdia o sentido? Pois é isto mesmo que acontece num mundo onde a informação é demasiada.
Todos nos dizem como ser, como parecer, o que fazer, o que comprar, o que dizer…Tudo à nossa volta nos dita um modo de vida e nos limita nos nossas opções. As mensagens que demasiada informação nos trazem podem não ser as mais corretas se ‘beber’ tudo à sua volta. Só é feliz se for magro/a, tiver um carro novo – aquele carro, tiver uma casa grande, usar determinado creme, se não tiver celulite nem cabelos espigados e abdomem muito bem definidos.
FILTRE!!! É hora de filtrar a informação que o/a rodeia. Selecione os programas que vê, veja até que ponto esta ou aquela publicidade influenciam o seu modo de vida e, principalmente, pondere a necessidade de obter muitas coisas. Será que é mais feliz porque tem este ou aquele artigo top de linha? Quantas coisas tem em casa que são realmente úteis? Quantas possui que foram utilizadas só uma ou duas vezes? Chateia-o/a porque tem a casa cheia de tralhas e não tem espaço para estar, para receber amigos, para não se preocupar com tanta coisa à sua volta??
Simplifique! Não compre tanta coisa que não necessita, não direcione a sua felicidade para este ou aquele produto. Não necessita de 80% das coisas que tem para ser feliz…
NÃO CONTABILIZE!!! O famoso comediante norte-americano Jerry Seinfeld, da famosa série de tv com o seu nome – Seinfeld, disse, num programa de televisão, em jeito de brincadeira, como é, alias o seu estilo de grande inteligência e humor, que muitas relações falhavam – quer de amizade, familiares ou de amor, porque as pessoas tinham a tendência para CONTABILIZAR tudo nas relações, o que, para ele, era absurdo. Penso que tem toda a razão e vejo neste pensamento grande sabedoria. Não é de todo incomum ouvir alguém dizer: ‘Eu já a fui visitar três vezes à casa nova e ela ainda nem veio aqui!’, ou ‘ Já te liguei duas vezes e ele ligou só uma! Ou ‘já mandei quarto sms e ela só mandou um!!’ e os exemplos são tantos e acontecem com tanta frequência que nem sequer vale a pena especificar mais. Será que vale a pena contabilizar? Acha que sim? Que é necessário medir todas e quaisquer ações de cada um numa balança esquecendo as características de cada pessoa, o meio em que vive, etc., etc., etc.
Um conselho: Não seja contabilista nas suas relações e será tudo muito mais simples, mais harmonioso e natural.
SINTA-SE GRATO/A PELO QUE TEM!
Vc já deve ter escutado esse ditado ‘A grama da/o vizinha/o é sempre melhor que a minha’?Pois não, não é. Sinta-se grato/a e usufrua do que tem. Tem o que é necessário para que seja feliz. Tem tempo para estar com amigos/as e com a família. Tem tempo para aproveitar os pequenos momentos harmoniosos. Tem tempo para conversar, para ler, para cozinhar para si ou para mais alguém, para ver um bom filme ou ler um bom livro, para dar um passeio pelo campo ou pelo jardim, para andar de bicicleta, para ouvir a natureza. Agradeça todas estas coisas simples, todas as coisas que façam com que se sinta bem. Não é difícil, pois né? Nem complicado! Agradeça o fato de estar vivo/a e celebre essa alegria.
FAÇA PLANOS!Quando falo em fazer planos, não quero dizer que tem de trabalhar como um desgraçado para obter a coisa A ou produto B topo de gama que daqui a algum tempo já não o é mais. Não. O que quero dizer é que aproveite o tempo da sua vida, não o deixe fugir! Gostaria de aprender uma língua nova? Acha que não tem tempo ou é demasiado velho/a? Acha mesmo? A aprendizagem de qualquer coisa nunca vem tarde demais e ajuda-nos sempre a completar o nosso espírito. Gostaria de ser fluente numa língua? Então porque não? Vá atrás desse sonho. Realize-o! Planeie as coisas e retire 30 minutos do seu dia para estudar ou 2 ou 3 horas por semana para frequentar alguma aula! O tempo passa e se ao passar formos construindo algo, iremos conseguir concretizar os nossos sonhos. QUERER É MESMO PODER!
DESCOMPLIQUE E DESCONTRUA OS MAUS PENSAMENTOS
Sei que já falei nisto anteriormente mas penso que nunca é demais voltar a referir. RACIONALIZE OS MAUS MOMENTOS. Será que vale a pena estar tão triste por isto ou por aquilo? Será que não estou a sofrer muito mais do que devia? Em que medida este sofrimento irá ajudar a encontrar uma solução? Racionalize e estude os seus maus pensamentos. Faça uma lista das razões que o/a levam a estar assim e outra lista das medidas que pode tomar para alterar a situação.
Não complique e não seja o seu pior inimigo!