sábado, 7 de julho de 2012

SONHOS...


Quando somos crianças, à medida que crescemos desenvolvemos sonhos. Dependendo das frases que ouvimos dos nossos pais, parentes e da família onde nos encontramos inseridos esses sonhos poderão alçar voos, ou não. O ser humano é único e diversificado. Alguns quando enfrentam intempéries na vida ao crescer e se desenvolver, como mecanismo de defesa podem sonhar alto e criar outra realidade para sobreviver. Sonhos de ser alguém, ter um lugar ao sol. Sonho de fugir da mediocridade onde cresce. Sonho de fugir da disfuncionalidade de seu meio ambiente. Sonho de uma vida totalmente diferente da atual. Enfim, um sonho que todo ser humano tem: de SER FELIZ.
Outros, dependendo da sua estrutura emocional, simplesmente se escondem na tristeza, na apatia, no comodismo e se conformam com seu “status quo” achando que nunca conseguirão nada na vida. O resultado da inércia se vê no seu futuro, sem brilho nos olhos, sem alegria, sem objetivos.
Por outro lado, alguns com sonhos elevados, ambiciosamente lutam na vida passando por cima de tudo e todos, até mesmo da sua própria consciência, para depois descobrir que na busca de atingir seus sonhos deixaram para trás um rastro de tristeza e miséria.
Mas, sonhar é preciso. Sem sonhos perecemos, passamos a vida ao largo, trabalhando para viver e viver para trabalhar. Como fazer para alcançar nossos sonhos?
Primeiro precisamos sonhar à medida de nosso alcance.
Segundo, precisamos ser persistentes. Ter consciência de que na busca dos nossos sonhos NÃO VALE TUDO. Só vale amar o próximo como nos amamos. Só vale obter um sonho com integridade. Só vale obter um sonho com ombridade. Só vale obter um sonho com honestidade. Só vale obter um sonho com sinceridade. Só vale obter um sonho com transparência. Só vale obter um sonho com valores morais e espirituais elevados.
Sonhar é preciso, mas devemos nos conscientizar de quem nem sempre nossos sonhos se concretizarão. Afinal de contas, sonhos são sonhos. Eles nos levam a viver suspirando, lutando, indo em frente com objetivos de alcançá-lo. Eles nos motivam, nos impulsionam a viajar nos delírios, como D. Quixote de La Mancha, que com sua lança e escudo lutava contra moinhos de ventos. Mas, em seu delírio sonhador ele atingiu vidas e as modificou. Como sua doce Dulcinéa, que teve sua vida transformada de uma prostituta caída em uma donzela, pelo encontro que teve com um sonhador delirante.
Sonhar é preciso. Porém, muitas vezes você precisará ser persistente em busca de seus objetivos. Se não conseguir, entenda que pelo menos valeu à pena sonhar e lutar.
Lute, até que você consiga plantar uma flor naquele inacessível chão da sua vida.