quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Toca, toca telefone...

Que quinta-feira longa...pq quando estamos ansiosos por alguma coisa parece que as horas não passam?!
Tem dias que o telefone convencional não toca, as vezes ele fica mais de um dia sem tocar...e justo no dia que vc aguarda uma ligação importante...o telefone deslancha a tocar, mas não é o retorno que tanto aguarda.
No fundo sei q isso é um bom exercício para q finalmente eu controle minha ansiedade...claro, conjuntamente com os florais....hahaha
Bom...o dia ainda não terminou...restam 5 horas para acabar a quinta-feira.

Mas eu peço...Toca, toca telefone!!!!

Pausa para um cafezinho!!!

Ele tem caráter conciliador, aproxima, reúne. Pessoas de todo o planeta se juntam ao redor de xícaras fumegantes ou de taças geladíssimas da bebida para conversar, discutir negócios, namorar, bater papo, ouvir música, acessar a internet, relaxar ou ver a vida passar despreocupadamente.

Hoje, é uma bebida das mais populares e democráticas do mundo, sendo o Brasil, seu maior produtor e exportador. No quesito consumo, os americanos ficam com o primeiro lugar, nós estamos com a segunda posição.

Se você visita um humilde lar brasileiro, ele é oferecido. Também nas mansões, ali ele está, servido com pompa. São raros os lares do país que o dispensam.

Falamos do café, que virou moda, presente em alguns filmes de cinema, como Mensagem para você, com Meg Ryan e Tom Hanks ou ainda em pontos de consumo espalhados pelo mundo, como a norte-americana Starbucks, talvez o maior exemplo de rede em cafés.

Há quem tome cafezinho para acordar e enfrentar melhor o dia-a-dia. Alguns dizem que faz mal, outros, defendem que, se tomado com moderação, só faz bem.

Apesar de o colombiano ter a imagem de ser o melhor do mundo, aos poucos, o café brasileiro tem conquistado o seu lugar ao sol no exterior. Para alguns especialistas no assunto, o nosso café tem sabor melhor que o concorrente.

Sem contar que é personagem importante de uma parte de nossa história econômica entre os séculos 19 e 20. Café também é cultura.
(Foi dia 24/05...estou alguns meses atrasada...hahaha)

 

Curiosidades sobre o café

- Assim como o sommelier entende de vinhos, o barista é o especialista íntimo da bebida.

- Possui um museu que fica em Santos – Museu dos Cafés do Brasil – www.museudocafe.com.br.

- A cafeína acompanhada das lactonas, de acordo com estudos recentes, estimula e aguça o sistema de vigília do cérebro, favorecendo a memória e a concentração.

- Também presentes em sua composição vitamina B, lipídeos, aminoácidos, açúcares, potássio, cálcio e outras substâncias benéficas.

- Tem propriedades antioxidantes, mas como tudo que é consumido em excesso, não é benéfico e o ideal é de três a cinco xícaras por dia.

- Estimula o paladar e, segundo estudos divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a bebida tem efeito de prevenção ao Mal de Parkinson, depressão, diabetes, cálculos biliares, câncer de cólon e até mesmo ao consumo de drogas e álcool.

- Algumas cafeterias no Brasil trazem escrito em seu cardápio a forma expresso, com s, que vem do italiano “relativo à pressão”, “compacto” (o que faz com que a bebida fique cremosa). A forma abrasileirada é expresso, com x, que dá a idéia errada de rapidez. Pense bem: ao contrário de café de coador, que pode ser feito aos litros de uma só vez, o expresso tem de ser tirado xícara por xícara, na hora. Qual o mais rápido? A questão movimenta discussões de gramáticos (provavelmente em torno de um cafezinho).

- Em Portugal, é chamado de bica. Diz a lenda: quando começou a ser tomada em terras lusitanas, muitos o achavam amargo demais. Na porta de um bar, puseram o anúncio “Beba Isso Com Açúcar”. As iniciais da frase formaram o novo termo. O importante é que, com nome novo ou não, cresceu no gosto de portugueses.

- Alguns povos, como os ciganos e os árabes, praticam a cafeomancia. Eles crêem que a borra formada pelo café no fundo da xícara pode revelar o futuro de quem o bebe.