segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Comportamento, honestidade, caráter e jeitinho


Certas coisas são abomináveis na nossa sociedade, e cada vez estão ficando mais comuns. A grande preocupação é que certos ‘comportamentos’ se tornem regras, passando a ser interpretado pelas pessoas como algo perfeitamente normal. Um exemplo disso são os corruptores e os corrompidos - desses dois é difícil qualificar quem é o pior, mas se eu tivesse que escolher eu diria que o corrompido é pior que o corruptor – o que não atenua em nada a culpa do corruptor.
Porque eu acho que o corrompido é pior? Por que ele pode recusar uma propina e ainda denunciar o esquema, por isso eu o qualifico como pior. Eu poderia incluir nesses dois grupos um terceiro que ainda é pior do que o corruptor e o corrompido juntos, que é aquele indivíduo que fazia parte de algum esquema e quando é retirado, resolve delatar todo mundo tentando se passar por bom - esse além de pior é dedo-duro também. Muitos ‘arrependimentos’ repentinos não passam de manobras para garantir algum benefício - se esse "arrependido" tiver outra chance, pode cometer o mesmo ato. Todos merecem o benefício do perdão, só que fica difícil confiar em uma pessoa que prejudicou centenas de outras para satisfazer a sua cobiça.
O que leva uma pessoa a ser desonesta? Uma das razões é o desvio de caráter - se tiver a ver com dinheiro, podemos somar a isso a ganância. Muitas pessoas não se satisfazem com o que possuem, desejando sempre mais, independente dos meios que utilizem para conseguir o que pretendem. Há casos que demoramos compreender a razão de tanta falta de caráter, pois mesmo ganhando um salário excelente, a pessoa ainda é capaz de se corromper.
Tem uma frase infeliz que era muito utilizada há alguns anos atrás que dizia: “Fulano rouba, mas faz”. Muitas pessoas usavam essa frase como se servisse de consolo para o mau desempenho de um político - podia até roubar, desde que fizesse alguma coisa. Ainda bem que esses tempos estão mudando e nós como cidadãos estamos aprendendo a reprovar essas atitudes, embora ainda estejamos longe do ideal.
Outra coisa que muitos se orgulham é o tal do “jeitinho” – Além desse comportamento ser reprovável, acaba rotulando, como é o caso do famoso “jeitinho brasileiro”. Sinceramente, já não bastava o Brasil ser conhecido por suas mazelas sociais, além de outras coisas que não vale a pena nem comentar, também vamos ficar conhecidos por querer tirar vantagem em todas as situações? É lógico que nem toda vantagem é ruim, eu poderia citar como bons exemplos, o candidato que estudou bastante e passou no vestibular, ou aqueles que se prepararam meses ou até anos para um concurso público e foram coroados com a aprovação – essas são algumas das vantagens positivas que as pessoas têm que usar e abusar.
Quem nunca ficou irritado quando alguém tenta furar uma fila - eu já perdi a paciência com isso. Ainda bem que muitos locais possuem senhas, isso organiza, mas mesmo assim tem uns engraçadinhos que tentam burlar a ordem, procurando ser atendido antes dos demais. Os meus amigos já sabem: se chagarem em um banco onde eu estiver em primeiro na fila ou muito próximo de ser atendido, nem venha me pedir para que eu efetue pagamentos para eles, porque eu não irei fazer – não se trata de falta de camaradagem, mas de respeito pelos que estão na fila há mais tempo. Quer ser atendido rápido, procure se programar chegando mais cedo.
É importante ser responsável na vida pessoal e profissional e passar esses valores para outras pessoas, pois o comprometimento com as obrigações é respeitoso com familiares, amigos e colegas de trabalho. Em um ambiente onde todos são responsáveis e a cooperação é compartilhada tende a ser menos estressante. A famosa Lei de Gerson de levar vantagem em tudo não pode ser tomada como parâmetro de coisa boa, porque hoje pode ser você que está levando vantagem, amanhã poderá estar em desvantagem.
Nós precisamos mudar nossos comportamentos nas pequenas coisas, pois elas permitem que consigamos mudar coisas ainda maiores. Se todos nós fizermos um profundo exame de consciência vamos encontrar algo que esteja em dissonância e que precisa ser mudado ou no mínimo melhorado. Nem sempre é possível mudar todos os nossos comportamentos de um dia para o outro, mas se você pelo menos pensar sobre isso, já estará começando a preparar terreno para conseguir mudar o que não estiver correto.

MINUTOS DE SABEDORIA 173

S
E você enveredou na senda política, saiba que não foi por acaso.
Deus colocou em suas mãos o destino de sua pátria.
Desperte sua consciência íntima, para assumir essa tremenda
responsabilidade.
Muito lhe foi dado e, por isso, muito lhe será pedido.
Não deixe que a vaidade e os interesses pessoais o desviem da missão
que o trouxe ao mundo.
Conduza a pátria à felicidade e à paz.