terça-feira, 2 de agosto de 2011

AQUILO QUE MEU PENSAMENTO SINTETIZA...

MEU OLHAR TRADUZ

"Não sei dizer o que mudou, mas nada está igual..."

"Tristeza por favor vá embora!"

Quem nunca acordou sentindo-se triste, sozinha, com vontade de voltar para cama e acordar depois de uns 10 dias? Passam dias e nada de melhorar, crises de choro repentinas surgem sem explicação plausível, parece que dói até  a alma. Aí alguém lhe diz: é depressão! Sim, quem lhe disse pode estar certa! Mas nem sempre ela surge com esses sintomas, assim como nem sempre é o transtorno depressivo que resolveu bater à sua porta!

 
A depressão é um transtorno caracterizado por afetar o humor do indivíduo, gerando intenso sofrimento e tendo consequências sociais e físicas, afetando homens, mulheres, idosos e crianças, porém, com mais frequência às mulheres . As causas são múltiplas como, eventos externos (ex :morte de um familiar), predisposição genética, fatores sociais ou psicológicos, sendo que, muitas vezes não é possível determinar a causa com exatidão.

 O diagnostico é clínico,  baseado em alguns itens, como os descritos abaixo:
- duração do sofrimento (mais de duas semanas);
-  sentimentos de culpa, de solidão, tristeza profunda;
- perda de interesse por atividades diárias e que lhe davam prazer;
- dores pelo corpo sem causa médica;
- falta de cuidados com alimentação (pode haver ganho ou perda de peso), higiene e vestuário;
- apatia, cansaço, e fadiga;
- pensamentos suicidas;
- afetam os  relacionamentos sociais e familiares;
- alteração do sono;
- ataques de ira contra outras pessoas;
- ansiedade.


O tratamento é de acordo com cada indivíduo e o tipo de depressão,  em alguns casos, com psicoterapia o restabelecimento ocorre de forma eficaz.  Já em outros que podem também estar presente sintomas psicóticos (alucinações e delírios) ou que incluem pensamentos suicidas, necessitam concomitantemente com a psicoterapia de tratamento farmacológico.

O relacionamento com pessoas que apresentam esse transtorno é muito delicado,  já que a realidade é sempre distorcida pelos mesmos. Dessa forma, é importante sabermos que não se trata de “frescura” e sim uma dor intensa, muitas vezes difícil até de ser externalizada com clareza.
Assim, se vocês se encaixam nesse quadro, o caminho é procurar orientação médica para que possa ser realizado o diagnostico com exatidão. Da mesma forma, se relacionam-se com pessoas deprimidas, sua grande colaboração será doses de carinho, amor e compreensão!

Eu sei muito bem o quanto isso é ruim, pois estou com Disturbio de Ansiedade...mas estou me tratando e me sinto renovada, mas enxergar q vc está com problemas é fácil o dificil é vc se dispor ao tratamento...Mas vamos em frente, pois se sentir bem é MUITO BOM!!!

Fica aí mais uma dica!

O essencial é invisível aos olhos

Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.

Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.

Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar de uma pedra e arremessá-la contra o objeto de sua ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos os piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si e aos outros.

A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram se transformando nos mais horríveis carniceiros. O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós. Mas nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores. Mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.
O que mais nos incomoda é ver nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humos! Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.

A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito.

É através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe a vida. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.

Quando estiver praticando a caridade, faça-o com alegria e com um semblante radiante. Devemos praticar a caridade com um sorriso no rosto e otimismo no coração.

O aprimoramento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. Esse tipo de pessoa nos dá a chance de praticarmos a tolerância. A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança.

Chegou Agosto… o mês do “desgosto”, mas no meu caso o mês das “mudanças”…


Na verdade meu maior problema com o mês de agosto é o inverno...odeio inverno, odeio frio.
Mas este agosto é especial...pois para mim ele significa um marco. Agora o lance é EU QUERO, EU POSSO e EU CONSIGO!!!

O mundo taí pra todo mundo, é só pegar e usar. E porque ele está disponível pra quem quiser, não vale ficar reclamando do que o outro faz para obter o que deseja. Vai lá e faça também. Do seu jeito. Estamos todos aqui, seguindo o mesmo plano, querer-fazer-conseguir, cada um com seu método e suas ferramentas.

Este agosto promete!!!Já comecei a preparar minhas armas...hehe

MINUTOS DE SABEDORIA 18

18 SEJA o mesmo, dentro e fora do lar.
O lar é a sociedade em miniatura!
A sociedade é o lar ampliado
Num e noutra, seja o mesmo: firme em sua palavra, seguro em seu pensamento, honesto em seus atos, calmo na confiança em si mesmo.
O homem é o que é.
E a manifestação externa reflete o estado intimo de nossa alma.