quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ciúmes... quem não tem?



A mulher que nunca teve uma crise de ciúmes que atire o primeiro sapato, vaso, porta-retrato ou objeto que se encontre a alcance das mãos! Se você é mulher e nunca atirou nenhum desses objetos contra a parede ou contra o pobre (às vezes nem tanto) do seu namorado, noivo, marido ou peguete, parabéns! Você tem auto-controle. Se você nunca teve vontade de fazer isso na vida, sinto muito! Você nunca teve um namorado.

Segundo os especialistas, o ciúme é um sentimento tão natural no ser humano quanto a raiva ou a tristeza e, assim como os outros, difere de pessoa para pessoa e de situação para situação. O ciúme masculino, por exemplo, tem caráter sexual. Já o feminino tem caráter afetivo. É muito raro um homem ter ciúme porque o melhor amigo da namorada elogiou um texto que ela escreveu. Já uma mulher poderia ter um chilique se a prima gostosona do namorado elogiasse uma música que ele, sem maiores intenções, postou no facebook.

Na maioria das vezes o ciúme tem razão de existir: insegurança, crise no relacionamento, baixa auto-estima, falta de confiança no parceiro e outras mil coisas. Quando acontece ocasionalmente, o ciúme pode ser salutar para o relacionamento. A percepção de não sermos donos do outro nos faz valorizá-lo mais. Criamos, inconscientemente, uma estratégia de reconquista. Muitas vezes o ciúme ajuda a renovar o relacionamento e a reafirmar sentimentos. O grande problema é quando o ciúme se torna patológico.

Certa vez um amigo meu brigou com o segurança da boate porque cismou que ele estava olhando de forma diferente para a namorada. Uma conhecida pediu demissão do emprego porque a ex do namorado trabalhou na mesma loja. Uma outra fez um escândalo no facebook quando descobriu que o ex-namorado estava saindo com uma amiga.

Segundo a psicóloga clínica e terapeuta familiar Patrícia Ruschel Daudt o ciúme é preocupante e se torna patológico quando existe a idéia de posse. “Neste tipo de relação predomina a submissão e subjugação dos desejos do outro”, explica. Quando o ciúme passa dos limites é preciso buscar ajuda profissional. Mas como saber se o ciúme está prejudicando o relacionamento?

Abaixo segue um teste para avaliar a intensidade do seu ciúme:

http://migre.me/2IYCr

Caso você se descubra uma pessoa muito ciumenta, vale a pena visitar os sites abaixo:
http://ciumes.com


www.grupomada.com.br

www.psicoterapiacognitiva.com.br

www.neuroticosanonimos.org.br

Referências:
http://mulher.terra.com.br
http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta q eu vou adorar!!!