quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os Cães...


Criar um animal não é simplesmente dar água, comida e uma casinha, mas sim envolve também a forma com que eles são criados. Com tantas notícias de cães atacando humanos ou mesmo outros cães, fico me questionando como ficam os donos nessa história.
Um tempo atrás em Porto Alegre um cão da raça pitbull atacou, matou e devorou outro cão da raça poodle. Segundo se sabe, o cão estava solto quando atacou a mulher que caminhava com seu cão na rua. O pitbull matou e foi encontrado devorando o outro cão que, segundo a polícia, depois de alimentado o animal até estava dócil. Não precisamos ir muito além para termos notícias de outros cães atacando pessoas, crianças muitas vezes, deixando famílias em pânico ou mesmo revoltadas. Como pode tantos cães possuírem essa personalidade assassina? Como pode o melhor amigo do homem causar tanta dor? A resposta é simples! Segundo veterinários, os cães adultos são os reflexos de sua criação.
Assim como acontece com os humanos, a mesma coisa acontece com nossos amigos de quatro patas. A forma com qual você cria seu filhote canino vai formar a personalidade do cão adulto. Não pense você que ensinar o cão atacar é puramente uma brincadeira para ele. Não pense que criar o seu cão sem comida o deixará dócil. Não pense você que um cão criado com violência será dócil. Cães também possuem personalidade baseada no que seus donos ensinam. Há chiuaua mais bravo do que um pastor alemão. Hoje eu tenho um shitzu cachorrinho que é medrosa, mas não porque sofreu maus tratos, mas sim porque desde que eu a peguei, ele sempre foi mais receoso do que hiperativa e aos dois anos começaram os ataques epiléticos.
Cada raça possui certas características, certos traços que ajudam na definição de sua personalidade. Para evitar futuros problemas, antes de decidir que raça pegar, faça uma pesquisa sobre raças com a qual você poderá se adaptar de uma forma mais fácil. Exemplificando, sabemos que a raça pastor alemão é um cão esperto e fiel ao dono. Como eles são de grande porte, locais grandes são ideais para ele viver. Cães pequenos são os ideais para locais pequenos ou mesmo apartamentos e assim vai. Para lhe ajudar nessa escolha, pesquise bem antes para qual finalidade vc quer o animalzinho (companhia, cuidar da casa, etc).
Em resumo, culpar o cão não resolve. Os donos formam a personalidade dos cães, por isso são eles que devem sofrer as punições, severas em minha opinião, sobre as ações dos seus companheiros. Conscientização é o primeiro passo para um mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta q eu vou adorar!!!