quinta-feira, 16 de junho de 2011

O mundo do sentir visto por mim...


Com o passar do tempo e com o nosso crescimento, vamos aprendendo a interpretar aquilo que sentimos, fisica e emocionalmente. E não sei como funciona com vcs, mas eu às vezes demoro bastante a entender o que REALMENTE se passa comigo.(Sou assim um pouco lentinhaaaaaa mesmo! hehehe).
Perceber se tenho frio, fome, dor ou sono, é fácil, talvez por serem sinais gritantes no nosso corpo que quase nos impossibilitam de sentir seja o que for
para além deles mesmos. 
Perceber se estou animada, triste, entusiasmada, sonhadora, ansiosa, nervosa
ou desmotivada tem sido com o treino, cada vez mais fácil de identificar. Claro
que novas situações acontecem constantemente e volta e meio temos que lidar
com sentimentos que nos são estranhos e obrigam-nos a um esforço maior. 
A questão para mim às vezes é tentar acolher esse sentimento e o que ele
me tenta dizer. Por exemplo, o medo surge na minha vida quando me confronto
com algo que acredito ser perigoso e/ou que me pode magoar. O que retiro
desse medo é um aviso, e se depois disso o conseguir por de lado, melhor. 
Já a ansiedade é um sentimento de apreensão constante e uma espera por
qualquer coisa que nunca sei exatamente o que é ou quando virá. Quando
acontece de me sentir assim, tento perceber o que me leva a isso e às vezes
não consigo. Há qualquer coisa por definir... uma tensão por resolver, que
eventualmente se dá aconhecer. E para cada um dos sentimentos que vou
sentido, vou retirando mais informação sobre o mundo e sobre o seu impacto em mim.
A parte verdadeiramente boa é que os sentimentos chegam-nos intocados, mas nós às vezes sabotamo-nos desacreditando aquilo que sentimos em prol
de um qualquer raciocinio que tenho certeza que será muito lógico. Eu acredito
que o real segredo não é sabotar o que se sente mas antes aceitá-lo. Depois
logo se pensa o que  fazer com o que se sente.
Acho que nos sabotamos também porque a sensibilidade que temos, por ser
uma ferramenta maravilhosa ao nosso dispor, é também fonte de sofrimento
dúvidas e vontade de viver num lugar mais além onde nem toda agente aguenta, quer ou ousa entrar. 
Acredito que a derradeira procura do homem é a felicidade pelo Amor. Amor à
vida, às pessoas, ao outro e aos outros. Seremos/somos felizes quando nos
aceitamos e nos sentimos amados assim e integralmente e só podemos ser
amados integralmente quando nos entregamos por inteiro. Enquanto isso não
acontecer, os outros amam apenas a parte de mim que entrego, a única que
lhes é acessível.
E para mim de fato é engraçado ver a quantidade diferente de níveis de sentir que podemos ter, o que os despoletam e como podemos lidar com eles de formas tão distintas. Esta Vida que nos anima é muito rica. Resta-nos criarmos espaço em nós para nos sentirmos mais e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta q eu vou adorar!!!