quarta-feira, 31 de agosto de 2011


E então eu orei e rezei e pedi e não veio. E praguejei como pragueja uma menina mimada e equivocada que sempre esperava receber tudo na mão. E pedi calma. E ganhei calma. E esperei.
Deus nem sempre responde nossas orações com "sim" ou "não"... Às vezes é mais um "Calma aí!"... Acontece hoje, a gente só entende amanhã. Às vezes não é do jeito que a gente espera, na hora que a gente espera e a gente emburra como criança que pediu pra mãe um brinquedo e não veio. Mas o que é ter fé? Não é acreditar, ter esperança, convicção de que um dia as coisas virão?
Eu nem acho essa perspectiva conformista (como acham muitos colegas das ciências humanas). Conformista é cruzar os braços e não fazer mais nada. Ter fé é rezar, orar, pedir para que a chuva venha, acreditar que ela virá, e sair arando os campos antes do seu advento. Ter fé é buscar no divino a força que a gente precisa para continuar caminhando até que conseguir chegar LÁ.
É isso. Peça, acredite, reze, ore pela chuva, mas ARE OS CAMPOS. A chuva virá quando eles estiverem prontos.
[Eu sei. Eu creio. Eu peço. Eu oro. E Deus me diz pra eu esperar (e para arar os campos) porque a chuva sempre vem.]
Um dia uma folha me bateu nos cílios...
achei Deus de uma grande delicadeza." (CL)
[E, por cada benção, cada graça, já alcançada e recebida, eu só queria, do meu jeito parco e humanamente bobo, profundamente agradecer...]

O GOZO DA VIDA


O riso provoca a alegria. O riso insinua a felicidade. Ele é cúmplice, aproxima, desperta. O riso desperta desejo. O riso é revelador da intimidade com o outro. É parceiro no silêncio das palavras. É som que ressoa pela casa. Contamina de riso o ambiente. Vira epidemia de risos sem sentido, embora todos os risos são regados de sentido o tempo todo. O riso é gargalhada. O riso é disfarce que convence. Convence da alegria que a gente nem sente e que passa a sentir a partir do riso. O riso é o começo de tudo. Quisera que também fosse o final. Devíamos enterrar pessoas, histórias e relacionamentos com uma gostosa risada. O riso é o valor que damos às coisas. O riso deixa à mostra o que valeu a pena. Tudo pode ir embora, o riso permanece. É o que resta de tudo o que se foi. Ele sempre acontece. Vezes aqui dentro. Vezes pro lado de fora. E é preciso externalizar o riso. Colocar pra fora a risada que se sente aqui dentro e partilhar o riso com quem já aprendeu a rir de si mesmo e tantos outros. O riso é para o outro, não do outro. Rir do outro é deboche, não é riso. Falo do riso que ama, que acaricia os afetos. O riso das afinidades. O riso do reconhecimento. O riso da compreensão. É o riso que mantém viva a chama da vida. Quem não ri, parece morto. Morreu com batimentos cardíacos que não mais oscilam. Já o riso é que acelera o coração, que causa a arritmia cardíaca necessária para viver as emoções. A arritmia da vida. Esta música que só o riso possibilita. O riso é portas e janelas escancaradas. O riso olha para o lado de fora e chama pra dentro. O riso é rua, festa, muita gente e alegria. O riso nunca é solitário ainda que dado sozinho. O riso é dois, três, vários. O riso é a delícia da vida. O sabor e o tempero que afasta a falta de gosto. Tempera desgostos. O riso dá gosto. Gosto do sexo, da amizade, da conversa. O gosto do bate-papo com os amigos. O gosto de uma confidência. O gosto de um abraço. O gosto de um beijo esperado. Ou inesperado. O gosto do gosto. O riso é o gosto. O gozo da vida.

Pisava leve que era pra não assustar seus sonhos de menina. Não queria crescer, nem usar sapatos de salto alto. Não precisava deles para pisar em nuvens. Foi nelas que aprendeu a andar, na ponta dos pés. Rodopiava de alegria como as borboletas do seu estômago, como iam e vinham os seus sonhos. Pisava leve que era pra não ter medo. Não queria temer o futuro. Não precisava do medo, ele não a levava a nada. Mais que isto, ele impedia de chegar onde ela queria. E ela, chagaria lá de qualquer jeito. Leve. Linda. Moça e bailando como se fosse palco, o cenário da sua vida.

MINUTOS DE SABEDORIA 44

44 SUA irritação não solucionará problema algum!
Medite na grande vantagem de não irritar-se, para não prejudicar sua saúde.
Se você dão se irritar, seu interlocutor voltará aos poucos à serenidade, e todos poderão entender-se.
Seja calmo.
Pense bastante entes de falar.
E não se irrite, porque a irritação não pode solucionar nenhum problema!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Tenho medo do tempo...

Medo do que o tempo pode me transformar, medo do que o tempo poderá levar pra longe de mim, tenho medo de não ter tempo para realizar meus sonhos; e se faltar tempo? tempo para mim lutar pelas minhas verdades e das minhas vontades, eu morro de medo de não ter tempo suficiente para fazer tudo o que quero antes da hora de partir. 
O TEMPO, é o que comanda a vida, e não aquele negocio que faz tic tac,  aquilo apenas marca o tempo construído pelo homem, um tempo que não é bem tempo, mas que ao mesmo tempo é um tempo (eu sou confusa). Quem nunca pensou que aqueles 60 segundos não iriam mais passar, e no outro dia pensou que os 60 segundos era poucos demais pra fazer qualquer coisa. 
Por que a ideia de não ter tempo me atormenta tanto, se 60 segundos é tempo demais para viver, não no tempo marcado pelo relógio, por ele temos direito a apenas uma volta de 360 graus em torto do eixo do ponteiro. 60 segundos me parece tempo suficiente para fazer o que não deu tempo. Mas de qualquer forma não espere pelos seu último minuto de vida, fale o que que sentes hoje, fale coisas nunca ditas antes por medo ou vergonha talvez, abrace as pessoas que você ama, e deixe que o silêncio fale por ti, ou podemos rir muito, e transformar aquele simples minutinho, em uma eternidade para os nossos corações. 
Se alguém te falasse que tens apenas 60 segundos restantes de vida, o que você faria?


Todo mundo tem o direito de ser feliz, direito de correr atrás da sua felicidade, mas a maioria das pessoas crescem pensando em serem felizes para sempre, só que elas não sabem de uma pequena coisinha; É IMPOSSÍVEL ser feliz o tempo todo, a felicidade plena não existe o que existe são momentos felizes. E é ai que começa a nossa grande busca, a busca por essa tal de felicidade.

Ahhhh, o abraço...


Fortes, firmes, aparentemente fracos...
Longos, intensos, ternos, precisos abraços.
Quando meus são fortes, quer ser casa, tuas asas, teu abrigo...
Calmaria, fortaleza, todo teu, sempre e tanto, tão amigos.
Quando teus, são meus bem mais, me aquece a alma e eu, criança...
Me põe no colo, me guarda bem, me faz ser leve e me balança.
ah, braços .. sem voz, sem pressa,
Abraços prontos, sem que, antes, lhe peça.
Abraços, meus braços, braços nossos .. assim ..
Acalmam gritos, corações aflitos, inconformados fins...
Que não haja hora, nem, tão pouco espaço ..
Que sejam teus, meus nossos, juntos, sempre perto, abraços!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MUSICA


A música embala meus dias... Cada uma em seu momento... Cada uma com uma história em minha vida!!!
Adoro música... Sou movida a músicas e sentimentos... as músicas que tocam a alma... que me fazem bem... que me fazem chorar e sorrir...que me trazem paz e felicidade!!!


"Pois aquele que pede, recebe; o que busca, encontra, e ao que bate, se abre."

Mt - 7:8

eu rabisco o sol que a chuva apagou...
(Renato Russo)

MINUTOS DE SABEDORIA 43

43 SE suas palavras forem ásperas e duras, se em todas as criaturas você descobrir um adversário, a vida se tornará uma tortura!
No entanto, repare que a Ter ra é uma escola sagrada.
E você poderá ser feliz, se conseguir ver em todos a boa vontade que os anima.
Atraia para sua convivência amigos devotados, por meio de palavras, mas sobretudo de seus pensamentos voltados sempre para o amor e o serviço do próximo.

domingo, 28 de agosto de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA 42

42 AJUDE, mesmo convesando!
Uma boa palavra, um sorriso de incentivo, um pensamento construtor são, muitas vezes, o ponto de partida para uma gran de vitória daqueles que nos cercam.
Se observar tristeza ou preocupação, procure ajudar.
Se não puder agir, fale.
Se não puder falar, ao menos pense firmemente, desejando a felicidade e esta atingirá seu objetivo.
Mas, ajude sempre!

sábado, 27 de agosto de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA 41

41 A cada um de nós compete uma tarefa especifica, na difusão lo bem.
Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciência delas.
Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo.
Estenda seus braços eficientes no cultivo do Bem, para que, quando os recolher, os traga cheios dos frutos abençoados da felicidade e do amor.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A paz que eu gosto de ter


Querendo um sorriso sincero
Um abraço para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade

Chega Setembro...

 
Sei que tá frio, seguido chove, mas setembro tá chegando.
E como diz o nobre poeta mineiro, "quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos"...

... e as temperaturas começam a aumentar, as folhas nas árvores já começam a ter novas tonalidades, o inverno começa a fazer as malas para se ir embora e a primavera começa a espreitar e a preparar a sua chegada. Gostei muito deste Verão, gostei das tardes à beira-mar, dos passeios, das caminhadas. Gostei do tom mais dourado na minha pele.
Gostei dos cafés à noite debaixo de céus estrelados.
Mas... quando o cheirinho da primavera começa a chegar pareço uma criança doida de expectativa e alegria. Mal posso esperar pelas tardes de céu azul em que a luz do sol ganha um brilho mais mágico. Gosto do cheiro da terra molhada. Gosto da roupa mais leve e prática.
Eu sei, eu sei... ainda é inverno, ainda está muito frio. Mas a primavera, senhores, a primavera...sempre promete!!!
 

Desabafo


Cá estou,
Dividida entre a felicidade da vida
E a amargura do momento.
Felizes os que não analisam,
Os que mascaram sentimentos,
Os que fantasiam...
Felizes os que não se aprofundam,
Os que vivem na flor da água, à flor da pele;
Estes os que não se turvam.
Eis-me prostrada.
Extasia-me a alegria do peito em chamas,
Angustia-me a placidez,
A pequenez do instante.
Não sou dada a superfícies.
Antes ser catastrófica
Do que viver em calmaria infinda.
Sou amazônica!
Cá estou enclausurada em detalhes,
Em futilidades...
Um grito!
Um berro lancinante!
Deixar que meu ser ocupe o seu espaço
(O sideral).
Espalhar-me.
E me encontrar cá onde estou.
Inteira!
Voltar ao normal.

Aprendi...


a ver quem são as pessoas que me fazem bem, as que me fazem mal, e as que não fazem simplesmente nada. Aprendi que o que realmente vale a pena é o momento vivido. Aprendi a continuar de cabeça erguida e a lutar pelas coisas que acredito. Aprendi a ver que há certas coisas na vida que o tempo não apaga. Aprendi que não se pode exigir o amor de ninguém, apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência para que a vida faça o resto. Aprendi a ouvir críticas e elogios, a criticar e elogiar. Aprendi a seguir meu coração, antes de seguir qualquer outra coisa. Mas acima de tudo, aprendi a acreditar em mim mesma. Levo comigo cada recordação cada vivência, cada lição, cada pessoa. E mesmo que tudo não ande da forma que eu gostaria, saber que já não sou a mesma de ontem me faz perceber que valeu a pena.

MINUTOS DE SABEDORIA 40

40 DESENVOLVA a parte humana de seu ser.
Não viva apenas na parte vegetal ou animal, por meio do instinto.
Desenvolva a parte humana de seu ser.
Procure conhecer a Verdade de sua origem e de seu destino, utilizando seu pensamento para conhecer-se a si mesmo cada vez mais.
Por menos cultura que você possua, você tem uma inteligência, com capacidade para raciocinar e pensar.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sugestões (de grande importância) para atravessar Agosto


"Para atravessar agosto é preciso antes de mais nada paciência e fé. Paciência para cruzar os dias sem se deixar esmagar por eles, mesmo que nada aconteça de mau; fé para estar seguro, o tempo todo, que chegará setembro - e também certa não-fé, para não ligar a mínima às negras lendas deste mês de cachorro louco. É preciso quem sabe ficar-se distraído, inconsciente de que é agosto, e só lembrar disso no momento de, por exemplo, assinar um cheque e precisar da data. Então dizer mentalmente ah!, escrever tanto de tanto de mil novecentos e tanto e ir em frente. Este é um ponto importante: ir, sobretudo, em frente.
Para atravessar agosto também é necessário reaprender a dormir, dormir muito, com gosto, sem comprimidos, de preferência também sem sonhos. São incontroláveis os sonhos de agosto: se bons, deixam a vontade impossível de morar neles, se maus, fica a suspeita de sinistros angúrios , premonições .Armazenar víveres, como às vésperas de um furacão anunciado, mas víveres espirituais, intelectuais, e sem muito critério de qualidade. Muitos vídeos de chanchadas da Atlântida a Bergman; muitos CDs, de Mozart a Sula Miranda; muitos livros, de Nietzche a Sidney Sheldon. Controle remoto na mão e dezenas de canais a cabo ajudam bem: qualquer problema , real ou não, dê um zap na telinha e filosoficamente considere, vagamente onipotente, que isso também passará. Zaps mentais, emocionais, psicológicos, não só eletrônicos, são fundamentais para atravessar agostos. (...)
Para atravessar agosto ter um amor seria importante, mas se você não conseguiu, se a vida não deu, ou ele partiu- sem o menor pudor, invente um. Pode ser Natália Lage, Antonio Banderas, Sharon Stone, Robocop, o carteiro, a caixa do banco, o seu dentista. Remoto ou acessível, que você possa pensar nesse amor nas noites de agosto, viajar por ilhas do Pacífico Sul, Grécia, Cancún ou Miami, ao gosto do freguês. Que se possa sonhar, isso é que conta, com mãos dadas, suspiros, juras, projetos, abraços no convés à lua cheia, brilhos na costa ao longe. E beijos, muitos. Bem molhados.
Não lembrar dos que se foram, não desejar o que não se tem e talvez nem se terá, não discutir, nem vingar-se , e temperar tudo isso com chás, de preferência ingleses, cristais de gengibre, gotas de codeína, se a barra pesar, vinhos, conhaques - tudo isso ajuda a atravessar agosto. Controlar o excesso de informações para que as desgraças sociais ou pessoais não dêem a impressão de serem maiores do que são. (...)
Mas para atravessar agosto, pensei agora, é preciso principalmente não se deter demais no tema. Mudar de assunto, digitar rápido o ponto final, sinto muito perdoe o mau jeito, assim, veja, bruto e seco."

Caio Fernando Abreu

O que a gente quer e do que a gente necessita


Queremos muito, precisamos de pouco e dependemos de menos ainda.
Fantasiamos vitórias e títulos grandiosos, regalias e parafernálias para expressar alegrias externas vestidas à intacta purpurina, quando na verdade gritamos por um gesto apenas, que dure por questão de segundos, que for, mas que deixe o efeito de fazer graça no peito e cócegas na memória mesmo com o passar dos anos.
Insistimos, por mania, em choros e lamentações por tudo e por nada, enquanto sorrisos se aglomeram numa fila do lado de dentro aguardando o sinal verde que depende de nós, para saírem fazendo festa e dando brilho a tudo.
Enfatizamos cotidianamente o fato de a vida ser linda, infelizmente, raramente vivemos como ela sendo realmente assim. Usamos de fé e bom sendo para acreditar que cada ser possui sua beleza única e respeitável, mas dificultamos o olhar quando o outro tanto precisa de alguém que o veja com outros olhos, e então nos encontramos tão exigentes e de repente tão iguais ao que nossos olhos julgam ver.
Temos sede de vida, queremos sentir na pele, no peito e no céu da boca o real sentido do verbo viver; pena que tantas são as vezes nas quais não lembramos que para isso são necessários os olhos fechados, o coração aberto, colorido e leve como um leque e o salto pra frente.
Desejamos intensamente realizar e alcançar aquilo que buscamos por de trás das nossas máscaras: a conquista de nos tornarmos maduros o suficiente para compreender que a vida é apenas isso tudo mesmo; sem cortes e, – sim, bonita.

A, B, C do Sucesso da Vida

"A"bra os olhos para ver as coisas como realmente são.
"B"asta apenas acreditar em você mesmo e esperar em Deus.
"C"onsidere as coisas por varios ângulos.
"D"esistir e entregar-se jamais.
"E"ntenda a si mesmo para compreender melhor o próximo.
"F"amília e amigos são tesouros escondidos, procure encontrá-los e desfrutar de suas riquezas.
"G"anha mais quem faz e ajuda a quem precisa, bem mais do que planejou.
"H"oje aproveite a vida. Ontem já passou e o amanhã pode nunca chegar.
"I"gnore aqueles que desejam te desencorajar.
"J"á chegou a hora de agir. Faça!
"L"eia e estude a Bíblia, aprenda sobre tudo que faz bem.
"M"ais do que tudo, ame sem exigir o amor em troca.
"N"unca minta, nunca trapaceie ou roube em qualquer circunstância.
"O"btenha mais paz e harmônia evitando fontes: pessoas, lugares, coisas e hábitos negativos.
"P"rioridade máxima: Ser feliz.
"Q"uem desiste nunca vence, e os vencedores nuncam desistem.
"R"essalte e defina os seus objetivos e vá em direção a eles.
"S"onhe, mas não se esqueça da realidade.
"T"ome a palavra de Deus e caminhe por ela.
"U"ma boa atitude: Sorria!
"V"isualize o que você quer e as coisas pelas quais você luta.
"X"é: o "x" da questão. É você, é uma criação única de Deus, nada nem ninguém pode substituir você!
"Z"ele por sua auto-estima.
Não é difícil aprender esse abc de sucesso, basta viver, de verdade a sua vida.
Porque se você faz a sua parte Deus toma conta do resto.

"Deve haver alguma razão para bater de assas da borboleta seguir o ritmo do meu coração."

MINUTOS DE SABEDORIA 39

39 DEUS está dentro de nós em todas as circunstâncias da vida.
Quer você esteja praticando uma boa ação, quer esteja agi do errado,
Deus está dentro de você.
Quer você sinta felicidade, quer esteja ferreteado pelo sofri mento,
Deus está dentro de você.
Procure não esquecer esta verdade, em nenhum momento de sua vida: DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tudo Depende Só de Mim


Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.

Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.

Tudo depende só de mim.
Charles Chaplin

O TEMPO, MESTRE DA HISTÓRIA


Tempo e mais tempo
A todo o momento
Tempo passado, presente e futuro
Por vezes amigo, outras tão duro
Tempo sem tempo, intemporal
É tempo que existe, é tempo real

No Amor é livre, etéreo e fugaz
Doce, fiel, terno companheiro
Apruma-se em vestes de suave lilás
Dono de sabedoria una e sagaz
Torna o “Tudo”, tão verdadeiro
Inunda com sua cândida Paz

Já na dor e no tormento
Parece durar infinitamente
E com um duro eterno “p’ra sempre”
É tão vil cada fracção ou momento
Que impede de olhar em frente
Maldito sejas ó Sofrimento!!!

O Tempo é mestre da História
É Sábio da Vida
Do Ser e do Estar
A cada segundo faz ou não glória
Da realidade tão irrisória
De quem sonha um dia a-cor-dar!!


Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

- Machado de Assis

MINUTOS DE SABEDORIA 38

38 POLICIE suas palavras.
Evite termos impróprios e anedotas pesadas.
Lembre-se de que tudo o que dizemos permanece em nossa atmosfera mental, atraindo aqueles que pensam da mesma for ma, e que passarão a formar o círculo comum em redor de nós.
Não ofenda com palavras baixas os anjos de Deus, que se afastarão de você horrorizados.
A boa educação se manifesta também através das palavras que partem de nós.

terça-feira, 23 de agosto de 2011


“Quem partiu já vem, quem partiu já vem”. O aviso chegava, em meio às arvores do quintal, no muro que cercava a casa e pelas brechas das janelas, enchendo nosso ninho de esperança. Na verdade, tudo que aquele canto fino do pássaro nos dizia mesmo era que algo mudaria naquelas redondezas, no caso, para nós. Era isso, pelo menos, que falava a minha avó, convicta das suas crenças.


Nós também passamos a acreditar que o bem-te-vi, dono daquele canto e fiel transmissor dos presságios, era profeta
.

Aquilo mexia, e ainda mexe, com a gente. O dia parecia ser especial quando ele vinha. As tarefas ganhavam mais sentido, mais urgência. Qualquer coisa saindo um centímetro da normalidade ganhava tom de sinal. E mesmo que nunca uma coisa possa ter sido influência do passarinho, algo sempre acontecia, alguém de longe sempre dava sinal de vida, chegava carta, notícia qualquer de parente ou amigo, renovando as nossas crenças.

Tenho vivido dias de bem-te-vi na janela. Hoje acordei ouvindo um deles, no quintal do vizinho _ que faz reforma interminável em sua casa. Minha alma parece acompanhar a reforma e tomou susto grande com o “quem partiu já vem” ao amanhecer.
Passamos a vida inteira buscando construir sobre bases sólidas, achamos que encontramos o caminho, a rota certa, e investimos o melhor que há em nós nessa aposta, na certeza de que vamos deixar algo impresso _ uma história, uns dias, uns amigos, uns parentes, uns filhos, um trabalho, um livro, um conselho qualquer, um amor.

Cada passo, escolha, renúncia, dinheiro guardado, dinheiro gasto, estrada vencida, sonho plantado. Tudo passa a girar em torno dessa obra a que nos propomos ser autores e que se transforma no sentido de existirmos.

Acordar, levantar, comer, se mover, plantar, respirar. Tudo é agulha e linha na costura desse plano bem traçado, para que a vida seja feliz, plena, dentro do que estabelecemos como a meta principal de estarmos aqui.

Um dia, porém, a obra atrasa. Faltam tijolos, argamassa, concreto, telhas, fios, canos. Falta querência, vontade, sentido. E quando menos esperamos, tudo precisa ser interrompido, a obra fica inacabada e um bem-te-vi bate à janela com o seu “quem partiu já vem”.

Olhei o quintal do vizinho, ouvi o passarinho perambulando lá fora, respirei fundo e fiz as minhas orações da manhã, pedindo a Deus que seja bom presságio esse canto fino, em meio ao inverno rigoroso de agosto.
“Mesmo que a gente chore, maldiga, fique com muita raiva do destino, ele sempre é o dono da verdade. Ele sabe o que faz e o que é melhor para nós. Nunca pense que foi a última vez, que foi o último gole, o último pão. Tudo se repete nessa vida, não importa o cenário ou quem está em cena, para que possamos retomar o nosso caminho”, diria a minha avó.

Não vou duvidar do que ela me faria acreditar. Ela sempre acertou em tudo. Até nos dias em que nos fazia levantar mais contentes, bendizendo a manhã que chegava com o canto de um bichinho minúsculo, avisando: “Quem partiu já vem, quem partiu já vem”.

NADA PODE APAGAR


Querem me apagar. Não sei se têm consciência disto ou sabem o que estão fazendo. Mas querem me apagar. Ofuscar o brilho, apagar a vida. Fotofobia, não sei. Talvez seja. Mas querem me apagar. O breu ao redor é grande e quem sabe por isto a minha luz incomoda. Tentam me apagar. Os sonhos, as esperanças, a alegria, a auto-estima. Insistem em me diminuir, roubar meus desejos e me tirar de quem realmente sou. Tentam me apagar. Me tiram do eixo ou eu mesma quem me permito tirar. Sei que muitas vezes eu mesma me apago. Me sinto estranha brilhando no meio do nada. Não quero ser mais que os outros, quero ser igual. Por isto, às vezes, não me acho merecedora do brilho que tenho. E me ofusco. E me apago. Quero me posicionar. Erguer a cabeça e o brilho. Enfrentar o escuro das coisas, das pessoas, dos pessimismos. Iluminar os medos, as angústias, as apreensões. Colocar luz onde não existe. Desvendar segredos, superar limites. Quero me posicionar. Sair deste lugar comum e tão cômodo para todos, onde saio de mim mesma e vou ao encontro do outro e do que lhe agrada. Me desagrado em causa dos outros, sou covarde. Vou deixar de me culpar. Assumir os erros, as falhas. Aceitar meus limites e fraquezas. Todos os têm. Perdoar a luz ou a escuridão que há em mim e independente do que houver ao meu redor, seguir adiante como tiver que ser. Se luz, que eu possa iluminar a todos ainda que no início esta luz os incomode e os tire da zona de conforto. Ainda que desagrade. Ainda que não me aceitem ou tentam me derrubar. Se escuridão, ter força necessária para voltar a brilhar, aceitar o escuro que traz a reflexão e valoriza a energia luminosa que está sempre pronta a voltar. Tentem me apagar, mas eu já não tento mais. A partir de hoje me levanto como lâmpada acesa e sigo em frente. Ilumino meus passos e caminhadas. Não permito mais que invadam e coloquem a mão no interruptor da minha vida. Nem eu mesma o farei. Entre escuros e claros, breus e sóis, sigo adiante como tem que ser, como sou de verdade. É assim que deve ser comigo, é assim que deve ser com você. Sê luz ou sombra, não sei. Mas jamais deixar de ser lâmpada pronta pra estar acesa, ainda que tudo e todos pareçam apagados ou insistam em apagar.


“As vezes, nossos sonhos caem no chão, como pedacinhos de estrelas, que pouco a pouco se apagam. Nosso coração, chora em silêncio, e quando as lágrimas caem, gelam todo o corpo, e o coração de tanto amar se converte em gelo para não sofrer mais, para já não chorar. Mas se voltar ao céu, se darás conta que tem milhões de estrelas, e cada uma é um sonho por cumprir, e a força em seu interior, derreterá o gelo em seu coração. Só nunca deixe de acreditar, porque o amor e teus sonhos são a única porta para a eternidade.”

MINUTOS DE SABEDORIA 37


37 POR que está guardando tantas coisas inúteis?
Para que tanta coisa em seus armários, quando seus irmãos estão com os deles vazios?
Distribua tudo aquilo que lhe não está servindo, para que sua alma não fique pesada demais, quando se afastar da terra. "O coração do homem está onde está seu tesouro.
Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar vôo para as regiões bem-aventuradas.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011



"E também quero mais tempo livre. E mais abraços.
Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem.”

[Martha Medeiros]




Decidi mudar, mas não de Estado ou país,
vou mudar para longe
das coisas que me fazem infeliz...

Se tu aproveitar o tempo a fim de se melhorar, o tempo te aproveitará para realizar Maravilhas...
Quem diz que o tempo traz apenas desilusões é porque não tem feito outra coisa senão se iludir.

FELIZ ANIVERSÁRIO LALA


Amiga...

Que Deus derrame muitas benções sobre vc hj e sempre...mas q hj seja de uma maneira ainda mais especial...tornando realidade teus sonhos e desejos.

    Parabéns!!!!

MINUTOS DE SABEDORIA 36

36 NÃO maltrate os animais!
São também filhos de Deus e irmãos nossos menores, que não adquiriram a faculdade do raciocínio abstrato.
Mas são amigos que precisam de nossa ajuda e carinho.
Não lhes imponha trabalhos demais. Alimente-os bem. Trate- os em suas enfermidades.
Faça com essas criaturas de Deus, que dependem de você, o mesmo que você gosta de receber dos Anjos do Bem.

domingo, 21 de agosto de 2011

Como as estações...

e não apenas os quartos são frios...
Há pessoas que igualmente são 'invernais' em todas as estações do ano.
Tenho tendência a crer que pessoas são estações,
que pessoas são catedrais,
que pessoas são icebergs,
que pessoas são humanas...
E que temos ou aprendemos a ter um entendimento deturpado de um dos sentidos possíveis ao humano
Porque quando falamos sou 'humana' imediatamente o que nos vem é a representação de alguém que é bom em seu viver.
Mas não é este o único sentido possível ao que é ser humano
existe um outro que é - o humano que se distancia daquele outro sentido do que é Ser Humano.

Porque a frieza ou o distanciamento das relações interpessoais é do HOMEM (espécie humana).
Não do mundo...
Mas pensamos que este lado 'mais falho' nem tão bonito e difícil do ser é 'defeito de fábrica' e penso que não.
Faz parte do humano e NÓS somos APENAS seres humanos...

Sonhadora, corajosa, protagonista!
Às vezes perdida, às vezes confusa...
...aff!
Essa síndrome de Alice, quando vai passar hein?

MINUTOS DE SABEDORIA 35

35 AJUDE à Natureza!
Não destrua os bens que a natureza coloca a seu dispor, para ajudá-lo a progredir.
Coopere com as árvores, por que elas cooperam com a sua vida, na purificação do ar que você respira.
Colabore com a pureza das fontes, porque elas lhe fornecem água para dessedentar seu corpo.
Auxilie o solo a produzir, para
Que o pão seja sempre farto na mesa de todos.
Ajude à Natureza!

sábado, 20 de agosto de 2011

E eu...


“...tenho vontade de segurar seu rosto e ordenar que você seja esperto e jamais me perca e seja feliz. E que entenda que temos tudo o que duas pessoas precisam para ser feliz: A gente dá muitas risadas juntos. A gente admira o outro desde o dedinho do pé até onde cada um chegou sozinho. A gente acha que o mundo está maluco e sonha com sonos jamais despertados antes do meio-dia. A gente tem certeza de que nenhum perfume do mundo é melhor do que a nuca do outro no final do dia. A gente se reconheceu de longa data quando se viu pela primeira vez na vida."

“De súbito e inesperadamente o coração fica um pouco mais leve."

"Para você nunca esquecer que nada é pesado para quem tem asas”

MINUTOS DE SABEDORIA 34

34 COOPERE com sua pátria, para engrandecer-se a si mesmo.
A pátria é a reunião de todos nós.
No entanto, evite buscar apenas vantagens pessoais, pois aquilo que você retirar a mais pa ra você estará prejudicando a outrem, que receberá a menos.
Qualquer função é útil à comunidade, e o bem da coletividade se distribui a todos os cidadãos.
Não abuse de seus privilégios.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011


Tô me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem. Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade pra agradar um outro alguém. Tô trazendo pra perto de mim quem eu gosto e quem gosta de mim também. Ultimamente eu só tô querendo ver o ‘bom’ que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, to despreocupada, com a vida eu to de bem.
Caio Fernando Abreu

Acredite em você mesmo, pois é só voce que pode se alto julgar. Ouse, arrisque e nunca se arrependa. Não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguem nunca precisou de restos para ser feliz.

I HAVE A DREAM


Você já sonhou acordado? Hum?É, já deve ter sonhado sim, isso acontece comigo o tempo todo, e o mais engraçado, é sempre depois que eu acordo. Você já deve ter imaginado com vai ser isso, ou aquilo.
Já sonhou acordou, e olhou para aquele momento como se fosse agora? E já percebeu que viveu aquela situação, pois se lembra do que está vendo sem nunca ter estado naquele lugar, tipo um Deja Vú?
Eu tenho ele as vezes, são os efeitos dos meus devaneios, talvez seja do signo, coisa minha tenho uma mania de sonhar, com coisas que até por mais que você queira, podem não acontecer, ou podem chegar tarde as vezes...
Pode achar que tudo isso é bobagem, mas, eu não acho tenho paixão por sonhos, e ei, falando nisso, quais são os seus? Me conta ?
Já imaginou como quer estar daqui á 5,6 ou 10 anos? Quem você quer do seu lado? Quem você vai querer chamar de amor? Sua carreira? Sua casa?
Nunca imaginou?
Vou te dizer que é incrível e pode acreditar hoje tenho a resposta pra maioria dessas perguntas, e digo mais, pensar em tudo isso é um exercício pra mente, pra alma e pro coração, e sabe, sonhar é simplesmente apaixonante.
E quanto mais pensamos em nossos sonhos, mais queremos realiza-los...

Sou tanto "boba" quanto a isso que enquanto escrevo este texto, comecei a rever todas as minhas respostas para todas aquelas perguntas, e quando isso acontece, outra coisa acontece, ops, to te deixando confuso não é mesmo, mais vou te explicar...
Quando penso nisso me vêm uma certeza, uma verdade que me faz sorrir e o meu coração, há, deixa pra lá não sei explicar... rsrsrs...
Não desista de seus sonhos , corra atrás , mesmo que pareça impossível , basta apenas crer , vamos acredite em si mesmo , isto é algo que eu também tento cumprir , possam estar pensando bem no que irão fazer .Se puder procure ajuda , procure conselhos , e não se esqueça sempre terá um certo Alguém com você...
Quer saber quais são minhas respostas?
Se estiver entre elas me pergunte, que eu te conto!