quinta-feira, 15 de março de 2012

Estudo: consumo diário de carne vermelha aumenta risco de morte - O q?!Tá louco


Adoro carne vermelha de qualquer jeito: cozida, assada, frita, em molhos e até crua (em kibes). Refeição sem carne pra mim não é refeição. Sinto muita falta.
Há muito se discute os benefícios e malefícios da carne vermelha, mas o fato é que ela nos oferece proteínas que são essenciais à vida, e a falta dela faz com que nosso corpo tenha envelhecimento precoce e produção reduzida de anticorpos.
Carne de boi, porco, cordeiro e veado são excelentes fontes de proteína e aminoácidos necessários à regeneração celular, além disso, são fonte de ferro heme, que é mais facilmente absorvido pelo organismo e que também ajuda na renovação da célula. Além do ferro as carnes são as principais fontes de vitamina B12 essencial na proteção contra as anemias.
Porém, como tudo, o lado negativo deste alimento também existe. As carnes vermelhas podem ser ricas em gorduras saturadas, que fazem mal ao organismo e em excesso são inflamatórias. Além disso, alguns animais recebem antibióticos e hormônios que são potencialmente nocivos ao organismo dos seres humanos, por isso é importante saber comprar as carnes.
Esta semana me apavorei com o que noticiaram...sobre estudos que dizem que consumir carne vermelha diariamente aumente em 13% a chance de morte prematura (http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5661444-EI294,00-Consumo+diario+de+carne+vermelha+aumenta+risco+de+morte+diz+estudo.html) ...Como uma legítima gaúcha não vou abolir a carne vermelha do meu cardápio...isso nunca!!!E sim, até hj eu consumo praticamente diariamente carne vermelha. Mas vou procurar balancear os tipos de carne nas minhas refeições...por exemplo: Adoro peixe, mas raramente eu faço peixe em casa...agora vai fazer parte do meu menu no mínimo a cada 15 dias, vou procurar fazer mais frango (apesar de não gostar de frango). Tudo isso para continuar saboreando o churras sagrado dos finais de semana...hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta q eu vou adorar!!!