segunda-feira, 6 de junho de 2011

Minha vida tem trilha sonora. E a sua?


Sou apaixonada pela música. Algumas trazem lembranças que me fazem sorrir de imediato, outras me fazem chorar. Tem aquelas que deixam meu coração aos pulos, outras me fazem dançar... provocando múltiplas sensações.
Algumas músicas, carregadas de cultura e de um contexto social que faço questão de conhecer, ganham mundo na voz de vários interpretes vestindo novas versões; e quando eu as encontro (ou será que são elas que me encontram?!).
O que dizer então daquelas músicas que parecem ter sido inspiradas em nossas vivências, emprestando letra e melodia para fazer fundo musical as nossas lembranças??!!
O artigo "Minha vida tem trilha sonora. E a sua?", que li lá no Portal do Luis Nassif, diz que basta apenas ouvir a senha dos primeiros acordes de uma melodia para nossa memória trazer à tona momentos de nossa vida que tiveram fundo musical. Aqui compartilho parte do que li:
" Não é um tópico para se falar da música em si, mas prá falar da música em nós, se é que me entendem. Músicas que são pra cada um questão de sina, mais que uma questão de gosto. Porque por um momento, mais ou menos breve, por acaso ou não, fizeram fundo musical para o que vivemos, ou até apenas sonhamos. Música que não precisamos pesquisar no Google ou no Youtube; que nos chegam inteiras quando pesquisamos em nossa própria história. Sabe aquela que tocava quando demos o primeiro beijo, ou antes, quando sentimos o primeiro frio na barriga só de olhar alguém? Ou aquela que tocava quando levamos o primeiro pé? Ou a que cantávamos pra fazer dormir um filho pequeno, ou a que nos acompanhou em momentos de profunda solidão? Ou aquela outra que a gente ouvia repetidamente arriscando fazer o “disco furar”? Aquela música que posso ouvir no rádio, saindo de uma casa, num bar, no carro e, sem ninguém saber, me bastará fechar os olhos e de novo e para sempre uma cena irá sendo exibida em “slow motion”: cena de amor, dor, gozo ou êxtase, alegria ou tristeza."
E conclui: "Cada um sabe exatamente onde está a porta que cada música-chave abre. Sim, porque acabei por concluir o óbvio. Minha vida, qualquer vida, é um filme e tem trilha sonora. E a de vocês? O que vocês ouvem quando abrem as suas caixas de pandora particulares?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta q eu vou adorar!!!