quarta-feira, 6 de julho de 2011

EU e o ÓCULOS, ÓCULOS e EU

No documentário brasileiro Janela de Alma, o diretor alemão Wim Wenders diz em seu depoimento que nunca deixou de usar óculos, porque acostumou a ver o mundo emoldurado. Para quem não possuí o hábito de usar molduras oculares em tempo integral, esse tipo de declaração soa bastante bizarra, mas o diretor de Asas do Desejo, dentro da sua realidade, está coberto de razão. Só quem usa óculos há muito tempo entende a relação que se tem com ele.
Bom...hj busquei na ótica meu óculos novo...parece bobagem, mas p/ qm usa óculos a anos e precisa usar óculos diariamente...como é meu caso!Só qm usa entende...
Estreei meu primeiro par de óculos aos 6 anos de idade. Eles eram redondinhos, tipo gatinha. Não me lembro a razão de ter escolhido esse modelo, mas não poderia ter começado pior. Além do automático apelido de “4 olho” que ganhei ao passar a usar óculos, meus primeiro par tinha uma espécie de alça nas hastes para que os óculos ficassem bem presos nas orelha, pois eu fui muito levada qnd criança...e só assim p/ os óculos resistiemr as molecagens. Não lembro qnt tempo durou este óculos, mas outros tantos vieram na sequência e nunca deixei de usá-los daí para frente.
Usar óculos atrai diversos estereótipos e acho que abracei a maioria deles com certo prazer. Eu nem era assim tão inteligente na escola, mas todos me chamavam de cientista, estudioso, tudo porque eu carregava em meu rosto uma armação acrílica com um par de lentes. Mas eu também era a “nerd” e por isso era um saco.
Apesar de todos os percalços, em nenhum momento me arrependi ter começado a usar. É difícil explicar, mas acredito que sempre tive a noção que o problema não eram os óculos e sim o julgamento das pessoas. Na prática nunca me incomodei de verdade em usa-los. Pra mim sempre foi um hábito automático colocar ao acordar e tirar para dormir. Fácil assim. Durante o dia, raramente me lembrava de estar com eles no rosto. Depois de adulta os estereótipos começaram a me incomodar um pouco, mas isso nem chegou a ser um problema.
Após anos de uso ininterruptos e uns 10 pares diferentes, resolvi q não quero mais usar os óculos. Sabe quando uma vc corta o cabelo e acha que vai mudar a vida? É mais ou menos isso q pretendo fazer...mas brincadeiras a parte, não é bem isso...meu grau de miopia aumentou bastante...minhas lentes já quase podem ser chamadas de “ fundo de garrafa”...hahaha...e já estou com marca de expressão na testa de tanto franzir a testa tentando enxergar melhor.
Bom, eis me aqui...desfilando com minha provável última moldura do rosto...mas não dá p/ negar q o óculos dão um certo charme á qm o usa.
hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta q eu vou adorar!!!